Tudo sobre Resíduos
Embalagens
É o resíduo mais comum do dia-a-dia e refere-se a todas as embalagens usadas. Assim como existem três ecopontos, cada um com a sua cor, também existem três tipos de embalagens.
É essencial encaminhar embalagens para a reciclagem?
80%
do lixo marinho é plástico.
1 milhão
de anos é o tempo médio que o vidro demora até se decompor na natureza, mas é infinitamente e 100% reciclável.
1 tonelada
de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores e economiza 71% de energia eléctrica.
Como é feito o tratamento?
1
Recolha e Transporte
Os resíduos de embalagens de plástico são recolhidos dos ecopontos amarelos espalhados pelo país e transportados para centros de reciclagem, responsáveis pelo processamento.
2
Separação Manual e Mecânica
As embalagens de plástico são triadas para remover os resíduos que foram indevidamente lá colocados, sendo depois separadas por tipo de plástico. As embalagens de metal são separadas mecanicamente por tipo de metal. A separação pode ser feita através de ímanes magnéticos que atraem os metais ferrosos ou de sensores.
3
Fragmentação mecânica
Os resíduos das embalagens de plástico são fragmentados para que fiquem pequenos flocos. O mesmo processo acontece com as embalagens de metal.
4
Lavagem e separação mecânica
Este passo aplica-se apenas aos resíduos de embalagens de plástico. Os flocos são lavados para remover a sujidade e separados para remover possíveis metais que ainda possam existir.
5
Fundição e moldagem mecânica
Os flocos de embalagens de plástico são derretidos e moldados para obter novas matérias-primas, normalmente em grânulos. Os flocos de embalagens de metal são também derretidos e moldados para obter matérias-primas, normalmente em lingotes.
6
Incorporação em novos produtos
Os grânulos são incorporados em novos produtos, no caso do plástico, mesas e cadeiras, caixas ou tabuleiros de plástico ou até novas embalagens. No caso do metal, os flocos dão origem a novas embalagens de aço ou alumínio.
1
Recolha e Transporte
Os resíduos de papel e cartão são recolhidos dos ecopontos azuis espalhados pelo país e transportados para centros de reciclagem, responsáveis pelo processamento.
2
Separação manual e mecânica
O papel e cartão são triados manual e mecanicamente para remover os resíduos que possam condicionar a sua reciclagem.
3
Maceração
Os resíduos de papel e cartão são misturados com agua e sujeitos a forte turbulência por acção de um rotor, obrigando à separação das fibras. Alguns resíduos são retirados através de filtragens da pasta aquosa.
4
Crivagem e Depuração
Recorrendo a crivos são eliminados os contaminantes não fibrosos que ainda possam existir na pasta aquosa.
5
Secagem
A pasta de fibras obtida é depositada sobe uma passadeira em movimento, onde é submetida a secagem através de rolos pesados e aquecidos. Aqui formam-se folhas gigantes de papel ou cartão.
6
Incorporação em novos produtos
As folhas gigantes enroladas são cortadas em rolos mais pequenos que depois são utilizados em novos produtos ou embalagens de papel e cartão.
1
Recolha e Transporte
Os resíduos das embalagens de vidro são recolhidos dos ecopontos verdes espalhados pelo país e transportados para centros de reciclagem.
2
Separação manual e mecânica
Os contaminantes de grandes dimensões são removidos manualmente. Os contaminantes ferrosos e não ferrosos são removidos através de ímanes magnéticos ou por indução electromagnética. Os contaminantes leves são aspirados por sucção.
3
Fragmentação mecânica
Os resíduos são fragmentados para formar um produto denominado “casco”.
4
Fundição
O casco limpo e em pequenas dimensões é, de seguida, fundido.
5
Incorporação em novos produtos
O vidro fundido é colocado em moldes para que seja incorporado em novos produtos como garrafas e frascos.
Onde vão parar os materiais recuperados?
O papel higiénico pode incorporar até 70% de papel reciclado.
5 garrafas de plástico podem dar origem a uma camisola grande.
A reciclagem de 1 garrafa de vidro economiza energia para ter um computador ligado durante 30 min.