padrao-ondereciclar.svg
Condições de Recolha do Electrão

Como funciona o serviço de recolha do Electrão?

O Electrão presta o serviço de recolha gratuita de resíduos de equipamentos eléctricos, lâmpadas e pilhas usados.

Tudo começa com o registo da entidade e instalação a partir da qual pretende fazer o encaminhamento de resíduos na Plataforma de Operação do Electrão (POpE). Esta Plataforma será o principal meio de comunicação com o Electrão, seja para solicitar o envio de meios de acondicionamento e/ou agendar uma recolha.

Depois de registar o pedido de recolha no POpE, receberá por e-mail informações sobre o agendamento do mesmo. 

 

Todas as entidades podem pedir uma recolha?

Sim, todas as entidades podem ser locais de recolha do Electrão, desde que cumpram as condições mínimas para a recolha. Geralmente, os locais de recolha do Electrão são empresas, quartéis de bombeiros, escolas, lojas, mas queremos trabalhar com todo o tipo de organizações.

 

Qual a quantidade mínima para que seja efectuada uma recolha?

Em termos de quantidades, deve ser preenchido um destes critérios:

- A quantidade mínima acumulada de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos deve ser superior a 150 kg.

Ou

- Ter para recolha o número mínimo de caixas de acondicionamento indicadas no quadro abaixo.

caixas-de-acondicionamento-electrao.png

Existe mais alguma condição?

Sim, a acessibilidade. Os resíduos devem estar em piso térreo ou acessível por elevador (monta cargas ou com espaço para porta paletes).

 

Posso obter um comprovativo de encaminhamento dos resíduos?

Sim, para que a Guia de Acompanhamento de Resíduos (eGAR) seja emitida em nome da sua entidade, basta indicar o código APA do estabelecimento onde será feita a recolha de resíduos no campo correspondente, quando fizer o registo no POpE.

Se precisar de algum documento adicional, como por exemplo um certificado de abate, contacte-nos previamente para que possamos organizar o processo.

Nota: O código APA do local de recolha é obtido mediante registo no Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente (https://siliamb.apambiente.pt/). 

 

Têm um serviço de apoio ao processo de recolha?

Sim, pode contactar-nos através do email: recolhas@electrao.pt ou do número de telefone 800 262 333. Em alternativa, pode deixar o seu contacto no formulário disponível em baixo e entraremos em contacto consigo.