capa-noticia-ranking-sustetnabilidade-universidades.png
Ambiente
Quais as universidades mais sustentáveis de Portugal?
14 Fevereiro 2022
 / 3 minutos de leitura

As três instituições do ensino superior mais sustentáveis são a Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. As conclusões são do UI GreenMetric World University Rankings 2021.

 

O UI GreenMetric World University Rankings surgiu em 2010 como uma iniciativa da Universitas Indonesia, actualmente inclui 912 universidades de 84 países e conta com a participação de mais de 420 mil membros. O Ranking tem em consideração um conjunto de critérios e uma metodologia que mede os esforços das instituições para serem mais sustentáveis. São tidas em conta seis áreas:

  • Infraestruturas: plano de desenvolvimento sustentável das instalações e espaço para espaços verdes;
  • Energia e alterações climáticas: utilização de equipamentos com boa eficiência energética e recurso a energias renováveis;
  • Resíduos: soluções para separação, reciclagem e tratamento de resíduos (resíduos tóxicos, orgânicos, embalagens,...);
  • Água: redução do uso de águas subterrâneas, prmoção de programas de conservação e protecção do habitat;
  • Tranportes: soluções de transporte público que limitem o uso de veículos;
  • Educação e investigação: cursos, trabalhos, investigações, publicações e relatórios sobre sustentabilidade e ambiente.

Do ponto de vista ambiental são considerados os esforços para reduzir as emissões de CO2, o consumo de plástico de uso único, as políticas de reciclagem de resíduos e a implementação de energias renováveis nos campus.

 

A Universidade mais sustentável de todo o mundo é a Wageningen University & Research, na Holanda, com uma classificação total de 9300 pontos. A primeira instituição portuguesa a aparecer no ranking é a Universidade do Minho, em 88º lugar, com 7875 pontos. Segue-se a Universidade de Aveiro em 177º lugar, com 7350 pontos e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo em 241º lugar, com 6975 pontos. 

A Universidade do Minho destaca-se nas categorias "Resíduos" e "Educação e investigação". A Universidade de Aveiro destaca-se nas categorias "Energia e alterações climáticas" e "Educação e investigação". O Instituto Politécnico de Viana do Castelo destaca-se nas categorias das "Infraestruturas Sustentáveis" e "Energia e alterações climáticas", tendo sido, nestes dois indicadores, a instituição nacional mais bem classificada.

 

 

Conheça o ranking completo aqui

 

 

Conteúdo selecionado para a campanha sobre sustentabilidade e vida saudável publicada no blog em Português da editora educativa Twinkl.

Mais notícias