O projecto ReDuCe, do Instituto Superior Técnico, tem como objectivo dar uma nova vida às máscaras descartáveis usadas, através da sua transformação em matéria-prima para diferentes aplicações.
O projecto de investigação arrancou em 2021, no segundo ano de pandemia de Covid-19, em que aumentou o consumo de equipamentos de protecção individual contra a doença. Este aumento reflectiu-se no aumento consequente da quantidade de resíduos não recicláveis gerados e na preocupação com o problema ambiental que esta realidade representa.
O Instituto Superior Técnico lançou o projecto ReDuCe – Uso de Resíduos de Máscaras Descartáveis em Compósitos com Diversas Formulações, com intuito de promover a "reciclagem das máscaras cirúrgicas IIR usadas, contribuindo para uma construção mais sustentável e para a redução da quantidade de resíduos de plástico em aterro ou incineração".
O projecto, liderado pela investigadora do CERIS – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, Maria Paula Mendes, tem uma equipa multidisciplinar, que está a estudar como incorporar as partículas dos resíduos de máscaras em materiais de construção, como argamassas. Estando a ser estudada a possibilidade de incorporar nestes materiais, resíduos de outros tipos de plástico.
A longo prazo, o objectivo é fornecer ao mercado soluções de construção mais sustentáveis e que contribuam para uma economia circular.
Saiba mais sobre o ReDuCe aqui.