capa.png
Projecto pelo ambiente
Portugal vai ter primeiras casas construídas com recurso a impressão 3D
12 Fevereiro 2024
 / 2 minutos de leitura

As primeiras casas construídas em Portugal com recurso a impressão 3D vão surgir em Torres Vedras com a chancela da Litehaus, uma empresa que liga a tecnologia de ponta ao sector imobiliário e pretende trazer soluções mais sustentáveis e inovadoras para esta indústria.

 

A empresa aposta na produção de edifícios modulares e casas construídas com recurso a impressão 3D, que consomem menos 67% de energia no processo de fabrico.

 

O processo recorre à Inteligência Artificial, numa fase inicial de criatividade e projecção, e também de impressão 3D, já na fase de edificação. A impressão 3D concentra-se sobretudo nas paredes. A tecnologia permite produzir até 45m2 de paredes em apenas 20 horas.

 

A Litehaus tem a ambição de construir 100 casas por ano em Portugal energeticamente mais eficientes e com menores custos de manutenção.

 

O foco da Litehaus é redefinir os espaços de habitação recorrendo a tecnologia de ponta, Inteligência Artificial, robótica, impressão 3D, software e materiais avançados para criar construções modulares simples, mas inovadoras e sustentáveis. O objetivo é construir 70% mais rápido e 20% mais barato.

 

Estima-se que o mercado da construção com impressão 3D cresça de 3,5 mil milhões de dólares, em 2023, para 400 mil milhões de dólares em 2030.

Mais notícias