As máquinas de depósito de embalagens vão ser uma realidade implementada a nível nacional num futuro próximo. Vários projectos-piloto têm surgido desde 2020 para estudar os moldes desta implementação. Alguns destes projectos são o "Quando Do Velho Se Faz Novo", "Mafra Reciclar a Valer +" e "Bebidas+Circulares", que premeiam os cidadãos pela entrega das garrafas PET.
Os projectos têm tido grande sucesso e adesão por parte dos consumidores. Só no primeiro ano do "Quando Do Velho Se Faz Novo" foram retomadas mais de 16 milhões de embalagens, o que permitiu a reciclagem de 472 toneladas de plástico PET, a atribuição de 500 mil euros em descontos aos utilizadores das máquinas e a atribuição de 60 mil euros em donativos a instituições seleccionadas pelos consumidores.
Inicialmente eram entregues vales de descontos em compras por cada garrafa colocada na máquina mas, na segunda fase deste projecto, que arrancou no início de 2022, as garrafas valem pontos que podem ser posteriormente trocados por prémios - como vouchers em lojas ou até scooters. "Quando Do Velho Se Faz Novo" disponibiliza 23 máquinas de depósito de garrafas PET, colocadas em estabelecimentos comerciais, de Norte a Sul do país.
O projecto "Bebidas+Circulares" recolheu mais de um milhão de latas, garrafas PET e embalagens de vidro e disponibiliza 10 máquinas de depósito em Lisboa e premeia os cidadãos da mesma forma.
O projecto "Mafra Reciclar a Valer +" disponibiliza 12 máquinas de depósito em Mafra e oferece vales de desconto nas superfícies comerciais por cada garrafa PET ou lata entregue.