Duas estruturas de mobiliário urbano criadas pelo Laboratório da Paisagem – os “EcoPontas” e “Papachicletes” – ajudam a manter as ruas limpas no concelho de Guimarães.
As duas soluções pretendem reduzir a acumulação de dois dos tipos de resíduos mais encontrados no espaço público: pontas de cigarro e pastilhas elásticas. Em poucos meses foram recolhidas mais de 45 mil pontas de cigarro e 5 mil pastilhas elásticas no concelho.
Estas infraestruturas nasceram na cidade “berço de Portugal”, um dos municípios que está na linha da frente da inovação no que toca à limpeza urbana - mas actualmente já estão instaladas em vários pontos do território nacional, incluindo ilhas.
Em Guimarães o projecto arrancou no âmbito do Programa G4CE (Guimarães for Circular Economy) e incluiu uma parceria com o Centro para a Valorização de Resíduos e Instituto da Soldadura e Qualidade para a valorização destes resíduos.
Esta colaboração permitiu que das pontas de cigarro nascessem esferas de argilas e tijolos. As pastilhas elásticas foram usadas para a produção de placas poliméricas para as mais diversas utilizações.
(Foto: Laboratório da Paisagem)