Todos os anos cerca de 8 mil milhões de plásticos chegam aos oceanos. Já temos cinco ilhas de plástico que ameaçam o ambiente e os ecossistemas do Planeta. A maior é a do Pacífico Norte, que ocupa uma superfície equivalente ao território da Alemanha, França e Espanha juntas. Uma realidade a ser descoberta no documentário Um Oceano de Plástico, que vai ser exibido em várias sessões dinamizadas pela Associação Zero em Comportamento.
Quais os efeitos concretos da poluição de plástico nos oceanos em nós e no planeta?
Este é o tema explorado no documentário Oceano de Plástico de Craig Leeson que aborda as consequências do nosso estilo de vida, o tema do consumo de plástico descartável e testemunha a destruição que estamos a causar às aves marinhas, tartarugas, mamíferos marinhos e peixes. O filme apresenta também algumas tecnologias e soluções que todos podem colocar em prática para voltarmos a ter um oceano limpo e mais sustentável.
Neste documentário, ganhamos consciência do problema que vivemos com a imensa quantidade de plástico que existe actualmente e que acaba nos oceanos. Identificamos a origem desta problemática e as consequências que tem para o ambiente e para os seres vivos. Por fim, descobrimos como é que podemos reduzir o consumo de plástico e ajudar a combater esta realidade.
Veja o trailer aqui.
A Associação Zero em comportamento nasceu em 2000 com o objectivo de dar a conhecer filmes com conteúdos relevantes que promovem a pluralidade cultural e que contribuem para o desenvolvimento e educação do espectador. Entre 2001 e 2003 promoveram a programação do Cine-Estúdio 222 e, em 2004, apresentaram a primeira edição do IndieLisboa. Desde 2013 que se focaram no público mais jovem, com uma oferta de cinema educativo, que pode ser consultado por pais e professores.