capa-noticia-9-formas-de-reduzir-nas-escolas.png
Dicas
9 formas de reciclar e reduzir resíduos nas escolas
10 Novembro 2022
 / 5 minutos de leitura

 

Diariamente, são produzidos muitos resíduos na sala de aula. Pense na grande quantidade de papel e outros materiais recicláveis ​​que são utilizados todos os dias. Documentos, boletins, embalagens de todos os tipos. Já para não falar do desperdício de alimentos…

 

Na sala de aula, a reciclagem promove o hábito de realizar ações sustentáveis e ajuda a mostrar às crianças que até as menores ações são importantes. Trazemos neste artigo algumas ideias úteis para reduzir a quantidade de resíduos produzidos na sala de aula, implementar hábitos de reciclagem e envolver as crianças nesta prática para que passem a utilizá-la para toda a vida!

 

 

1. Reutilize as embalagens

 

Algumas embalagens podem ser reutilizadas para fazer coisas novas. Então, em vez de comprar materiais novos para a sala de aula, pode fazer os seus próprios. Por exemplo, as caixas de ovos podem ser reutilizadas para armazenar itens de artesanato. Um pote de iogurte pode ser reutilizado para organizar os lápis, as canetinhas e os pincéis. Os dispensadores de sabonete líquido para lavar as mãos podem ser reutilizados como dispensadores de tinta para evitar derramamentos excessivos e desperdício. As possibilidades são infinitas e os exercícios de imaginação bem-vindos!

 

 

2. Utilize materiais reciclados para projetos de arte

 

Reutilizar materiais na sala de aula para fazer algo criativo pode ser uma ótima maneira de mostrar às crianças como reduzir o desperdício. Ao reutilizar materiais para fazer projetos de arte, incentiva os alunos a serem criativos. Os alunos podem, por exemplo, utilizar as garrafas de plástico de água para fazer vasos, porta-lápis, esculturas e até mesmo instrumentos musicais e brinquedos.

 

 

3. Torne os contentores facilmente acessíveis

 

Colocar um conjunto de pequenos contentores na sua sala pode ajudar a incentivar os alunos a reciclar mais, visto que os contentores bem identificados tornam esta tarefa mais simples. Colocar contentores claramente rotulados em toda a escola é uma maneira simples de incentivar as crianças e os adultos a seguir um programa de reciclagem que envolva todas as pessoas presentes na escola. Além disso, os contentores ajudam a separar os resíduos corretamente:

 

  • Amarelo para as embalagens de plástico e metal;
  • Azul para as embalagens de papel e cartão e para jornais, revistas e outros papéis;
  • Verde para as embalagens de vidro;
  • Vermelho do Electrão para os equipamentos eléctricos.

 

Crie rótulos com ilustrações para ajudar a sua turma a identificar e diferenciar os contentores e saber onde devem colocar os diferentes materiais recicláveis.

 

 

4. Procure evitar os materiais de uso único

 

A melhor maneira de gerir os resíduos é, em primeiro lugar, evitar produzi-los. Muitas vezes, o plástico de uso único pode ser substituído por alternativas não plásticas. Escolha materiais reutilizáveis para eventos escolares ou festas realizadas na sala de aula. Evite utilizar a  plastificadora. Utilize etiquetas identificadoras de cartão ou papel e coloque-as em bolsos de plástico reutilizáveis para uma proteção mais duradoura.

 

 

5. Reduza o desperdício de papel

 

As escolas usam muito papel diariamente e isto, muitas vezes, não pode ser completamente evitado. No entanto, existem maneiras mais sustentáveis de lidar com esta situação. Antes de tudo, quando for imprimir algum documento, considere se é realmente necessário fazer esta impressão. Outra ideia bastante simples para reduzir o desperdício de papel é substituir alguns dos seus formulários em papel por formulários digitais. Há também as opções óbvias, como impressões em ambos os lados, em preto e branco, etc.

 

 

6. Designe uma gaveta para guardar papel de rascunho

 

Papéis de rascunho podem ser utilizados novamente para fazer cálculos matemáticos, testes de ortografia e até desenhos. Se os alunos tiverem uma folha de papel que não utilizarão mais e cujo verso permaneça sem uso, peça-lhes que coloquem-na numa gaveta designada especialmente para papel de rascunho. Desta forma, a folha pode ser utilizada novamente. Designe outra gaveta especialmente para papel colorido ou cortado. Estes papéis podem ser utilizados em obras de arte e artesanato, como projetos feitos com papel maché, mosaicos e colagens.

 

 

7. Incentive almoços sustentáveis

 

Incentive os almoços sem desperdício e que reduzam tanto as embalagens de alimentos como os itens descartáveis. Peça aos alunos que tragam os seus almoços em lancheiras reutilizáveis e que eliminem o uso de garrafas de plástico. Peça que tragam de casa uma garrafa de água e um copo reutilizáveis. Incentive-os a evitar o uso excessivo de embalagens, como sanduíches embrulhadas em papel alumínio ou frutas embrulhadas em filme plástico.

 

 

8. Faça trocas e doações

 

Uma ideia fácil e sustentável é planear uma feira de livros usados na escola. Formar um grupo de troca de livros também é simples e bastante positivo. Certifique-se também de doar a uma organização local os materiais ou equipamentos escolares que não serão mais utilizados  ou que sobrem no final do ano. Evite deitá-los fora para não contribuir para o desperdício.

 

 

9. Envolva os alunos nas tarefas

 

Uma ótima ideia é encarregar os alunos de algumas tarefas específicas com o objetivo de reforçar a importância da reciclagem na sala de aula. Semanalmente, escolha alguns alunos para serem os monitores de reciclagem que estarão a garantir que os colegas estão a reciclar corretamente.

 

Implemente algumas destas sugestões na sua rotina e, quando perceber, reciclar já será algo natural para os alunos.

 

 

 

*Conteúdo produzido em colaboração com a editora educativa Twinkl.

 

Mais notícias