Veículos em fim de vida

Um veículo em fim de vida é aquele que já não apresenta condições para a circulação, em consequência de acidente, avaria, mau estado ou outro motivo.

Veículos em fim de vida

O que fazer?
O abandono de um Veículo em Fim de Vida (VFV) é punido por lei. Se entregar a sua viatura num centro de abate está a garantir que esta seja tratada de forma correcta, a preservar o ambiente, a optimizar os recursos e a contribuir para a conservação e desocupação do espaço público urbano.
Além disto, de acordo com a legislação em vigor, o cancelamento da matrícula de um VFV só pode ser efectuado pelo IMT se for apresentado um certificado de destruição emitido por um operador de desmantelamento autorizado.

Onde entregar os Veículos em Fim de Vida usados?
Os VFV devem ser entregues de forma gratuita pelos seus proprietários/detentores num dos Centros de Recepção das entidades legalizadas para o efeito, ficando aí armazenados até serem transportados para Centros de Desmantelamento.
Nesses centros, os veículos são descontaminados e desmantelados, o que garante a reciclagem e a reutilização das peças.

Veículos

Em 2017,

foram abatidos na rede Valorcar

51 461 Veículos em

Fim de Vida

Taxa de Reutilização/Reciclagem: 87%
Taxa de Valorização Energética: 9%
Taxa Global de Reutilização/Valorização: 96%.

Sabia que...

Os veículos em fim de vida contêm inúmeros componentes que podem e devem ser valorizados.

Existem resíduos classificados como perigosos, entre os quais baterias, pneus e óleos usados.

O chumbo é um material muito fácil de reciclar, e que pode ser reciclado um número indefinido de vezes.

Materiais

constituintes

Baterias

Baterias

Os resíduos de Baterias e Acumuladores (RBA) não devem ser eliminados juntamente com os restantes, pelo facto de conterem substâncias perigosas. É o caso das baterias dos automóveis e de outros veículos.

Pneus

Pneus

O abandono de pneus pode provocar graves danos ambientais e até problemas de saúde, devido ao facto de se deteriorarem muito lentamente e de libertarem substâncias nocivas quando expostos a determinados elementos.

Onde vão parar os materiais recuperados?

Óleos

Óleos

Os óleos (de motor, de travões, etc.) e as massas lubrificantes têm diversas substâncias perigosas. Os centros de abate de viaturas em fim de vida têm a tecnologia necessária à extracção dos líquidos perigosos e componentes prejudiciais ao ambiente.

Onde vão parar os materiais recuperados?

O que acontece

ao veículo em fim de vida depois
de o entregar num Centro de Abate?

Veículos em fim de vida

Veículos em fim de vida

01

Recolha e transporte

Os veículos são entregues num centro de abate legalizado (sem qualquer custo para o seu proprietário/detentor), são correctamente desmantelados e descontaminados, sendo os líquidos perigosos e componentes prejudiciais ao ambiente extraídos. Este processo é feito em duas fases: a despoluição e o desmantelamento.

02

Despoluição

No processo de despoluição os respectivos operadores promovem a:

Remoção das baterias, filtros de óleo e dos depósitos de gás de petróleo liquefeito (GPL);
Neutralização dos componentes pirotécnicos (airbag e pré-tensores dos cintos de segurança);
Remoção dos fluidos: combustível (gasóleo ou gasolina);
Óleo lubrificante (do motor e da caixa da velocidade), óleo dos sistemas hidráulicos, líquido de arrefecimento, fluido dos travões, fluido do sistema de ar condicionado;

Remoção de componentes identificados como contendo mercúrio e outros identificados nos termos do DL 196/2003.

03

Desmantelamento

Neste processo os operadores promovem a:

Remoção de catalisadores;
Remoção de pneus;
Remoção de vidros;
Remoção dos grandes componentes de plástico;

Remoção de componentes susceptíveis de reutilização como peças em segunda mão, quando técnica e economicamente viável.

04

Separação mecânica e físico-química

Cada tipo de pilhas e baterias é sujeito a um processo específico de separação mecânica e/ou físico-química que separa os vários componentes obtendo matérias-primas que são depois reutilizadas.

05

Produção de novos produtos

As matérias-primas recuperadas são incorporadas na produção de novos produtos que podem incluir novas pilhas e baterias.

06

Utilização

Os novos produtos (pilhas e baterias) são colocados no mercado, sendo novamente adquiridos e utilizados pelos consumidores. No fim da sua utilização, estes produtos devem ser colocados no Ponto Electrão próprio para poderem ser novamente recolhidos e reciclados.

Materiais perigosos

Sim, há materiais perigosos nestes resíduos e, de modo a prevenir a contaminação do ambiente e problemas de saúde, é de extrema importância que estes resíduos sejam geridos e tratados de forma adequada.

Os veículos em fim de vida contêm componentes que podem e devem ser valorizados e resíduos classificados como perigosos. Os resíduos de baterias e acumuladores existentes nas viaturas contêm substâncias perigosas (solução de ácido sulfúrico, por exemplo), que não devem ser eliminados juntamente com os restantes resíduos. Por outro lado, têm também materiais recicláveis, como o chumbo e o plástico, que podem ser reutilizados. Todos os componentes e materiais removidos dos veículos em fim de vida são encaminhados para reutilização, reciclagem, valorização energética ou eliminação.

Materiais perigosos
Encontre o ponto de recolha mais próximo.

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