Óleos

Os óleos usados, minerais ou sintéticos, são classificados como resíduos perigosos.

São inflamáveis e contêm inúmeros produtos perigosos que podem induzir graves riscos para a saúde e para o ambiente. Os óleos usados são reaproveitados sob diversas formas de energia e produtos reciclados.

Óleos

Os óleos têm diferentes tipologias?

Definem-se óleos usados quaisquer lubrificantes, minerais ou sintéticos, ou óleos industriais que se tenham tornado impróprios para utilização: os óleos dos motores de combustão e dos sistemas de transmissão, os óleos lubrificantes e os óleos para turbinas e sistemas hidráulicos.

Onde entregar os óleos usados?

Os óleos usados por particulares podem ser entregues nos pontos de recolha disponibilizados pela SOGILUB – Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, Lda., que assegura não só a recolha dos óleos lubrificantes usados junto dos produtores, mas também o transporte para unidades de armazenamento intermédias ou para as unidades de tratamento, e ainda a valorização através de regeneração, reciclagem ou valorização energética.    

1 litro de óleo é suficiente para contaminar 1.000.000 litros de água

1 l de óleo

é suficiente para contaminar

1.000.000 litros

de água

5 litros de óleo lubrificante consegue cobrir uma superfície de 5.000 m² com uma película oleosa que danifica gravemente o desenvolvimento da vida aquática e promove a bioacumulação de metais pesados.

5 litros de óleo

lubrificante

consegue cobrir uma

superfície de 5.000 m²

com uma película oleosa que danifica gravemente o desenvolvimento da vida aquática e promove a bioacumulação de metais pesados.

Sabia que...

Os óleos lubrificantes usados não se dissolvem na água e não são biodegradáveis.

Quando derramados, formam uma película que impede a passagem do oxigénio e destrói a vida na água e no solo, espalhando substâncias tóxicas que podem ser ingeridas pelos seres humanos de forma directa ou indirecta.

É proibido deitar óleos usados nas canalizações! A reciclagem destas substâncias é de extrema importância para a protecção do ambiente.  

O que acontece

aos óleos usados depois de entregues num local de recolha?

Óleos usados

Óleos usados

01

Recolha e transporte

Os óleos usado devem ser entregues nos pontos de recolha específicos para o efeito, e transportados para centros de recepção e tratamento responsáveis pelo seu processamento.

02

Regeneração

Refinação com vista à produção de óleos de base para o fabrico de novos óleos, mediante a remoção dos contaminantes, produtos de oxidação e aditivos que contenham.

03

Reciclagem

Valorização dos óleos usados e reaproveitamento como matéria-prima para outros produtos.

Materiais perigosos

Sim, há materiais perigosos nestes resíduos e, de modo a prevenir a contaminação do ambiente e problemas de saúde, é de extrema importância que estes resíduos sejam geridos e tratados de forma adequada.

É fundamental que a sua recolha e entrega seja feita por operadores devidamente licenciados, de modo a garantir o seu tratamento e valorização em condições ambientalmente adequadas.

A gerir o correcto manuseamento e gestão dos óleos usados está o SIGOU, um Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados, que integra diversos intervenientes, que asseguram não só a recolha dos óleos lubrificantes usados junto dos produtores, mas também o transporte para unidades de armazenamento intermédias ou para as unidades de tratamento, e ainda a valorização através de regeneração, reciclagem ou valorização energética.

Materiais perigosos
Encontre o ponto de recolha mais próximo.

Encontre o ponto de recolha mais próximo.

Pesquisar no mapa